sábado, 5 de janeiro de 2013

Um Paços muito seguro



Melhor classificação de sempre no horizonte do clube com maior crescimento no século 21. 
O FC Paços de Ferreira ocupa o 4.º lugar da Liga e tudo indica que estará nas meias-finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga, preparando-se para iniciar amanhã a fase mais exigente da época em que procura a melhor classificação de sempre, com jogos sucessivos contra os três grandes.
Repetindo a fórmula bem sucedida de promover a estreia de treinadores com provas dadas nos escalões inferiores e a chegar aos 40 anos de idade, o Paços de Ferreira saiu de uma época atribulada e reentrou na linha de um jogo seguro, sem riscos desnecessários e muita serenidade. O novo treinador absorveu a cultura do clube e mexeu o menos possível na estrutura da equipa e nos processos de jogo.
O Paços é a equipa portuguesa com menos derrotas, mas talvez tenha beneficiado de um calendário que lhe evitou confrontos com os clubes principais. Agora, seguem-se o Sporting e o Porto para a Liga, o Sporting de novo para confirmar o apuramento para as meias-finais da Taça da Liga, e no fim do mês, eventualmente, o Benfica, na Taça de Portugal.
Os resultados vão confirmar ou não a capacidade desta equipa experiente e combativa para discutir ao nível mais elevado, mas se conseguir conquistar pontos não haverá surpresa. O Paços de Ferreira é o clube com crescimento desportivo mais sustentado ao longo deste século, rivalizando directamente com o Nacional da Madeira e o Marítimo, e tendo já deixado para trás o Vitória de Guimarães e outros emblemas clássicos. Só o Braga e os três grandes estão num patamar superior.
Uma das formas de aquilatar este ranking dos pequenos é o número de pontos conquistados aos três grandes, ao longo deste século. O Paços surge em 4.º lugar com 55 pontos (11 vitórias e 11 empates), muito atrás do Braga (95 pontos), mas já muito perto do Marítimo (59) e do Nacional (56). Em contrapartida, os outros estão distantes: Leiria (48), Belenenses (39), Guimarães (31), Académica (29), Gil Vicente (29), Setúbal (27), Rio Ave (25).

Publicado no Correio da Manhã de 5-1-2013

Sem comentários: